terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A GLÓRIA DE DEUS

I SAMUEL 4: 1-22


INTRODUÇÃO: A Palavra “KAVOD” em hebraico significa peso ou ser pesado. E está diretamente ligada a presença de Deus no meio do seu povo. A glória de Deus, nada mais é do que a presença dele no meio dos filhos de Israel na antiga aliança, e no meio da igreja cristã na pessoa de Jesus Cristo, na nova aliança que foi estabelecida pelo próprio Cristo ao cumprir todas as exigências do Pai, para que o homem recebesse a graça, o perdão e a salvação. No Antigo Testamento a Arca da aliança, também chamada de Arca do Testemunho e Arca Sagrada era o principal simbolismo dessa presença gloriosa do Senhor no meio do seu povo. A Arca era feita de madeira, revestida de ouro por dentro e por fora. Dentro da Arca encontrava-se as cópias da Lei (Ex. 25.16), um vaso com maná (Ex. 16. 33-34) e a vara de Arão(Nm. 17.10). A Arca além de simbolizara a presença protetora do Senhor, aponta para a pessoa de Cristo. A glória de Deus é característica própria dele, não é como supomos. Erradamente pensamos que o nosso reconhecimento ou o nosso louvor irá aumentar a sua glória, a glória de Deus não aumenta nem diminui. A Confissão de Fé Batista faz a seguinte declaração acerca da glória de Deus:

“Deus tem em si mesmo toda a vida, glória, bondade e bem-aventurança. Somente ele é auto-suficiente, em si e para si mesmo; e não precisa de nenhuma das criaturas que fez, nem delas deriva glória alguma; mas somente manifesta, nelas, por elas, para elas e sobre elas a sua própria glória. Ele, somente, é a fonte de toda existência. De quem, através de quem e para quem são todas as coisas, tendo o mais soberano domínio sobre todas as criaturas, para fazer por meio delas, para elas e sobre elas tudo quanto lhe agrada”.

Muito embora a sua glória seja intrínseca e inerente a si mesmo, Deus pode afastar–se ou afastar a sua glória do meio do seu povo.Vejamos então através do texto Bíblico, como a glória de Deus pode se afastar ou se retirar do meio do povo de Deus.

I- A GLÓRIA DE DEUS SE AFASTA, QUANDO SOMOS OMISSOS; 3.13
Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

O Senhor havia falado para Samuel que o Sacerdote Eli sabia do pecado de seus filhos e nada fez, seus filhos haviam blasfemado o nome do Senhor e Ele não tomou nenhuma atitude para os repreender. Eli e seus filhos eram Sacerdotes, e como tal deveriam ser os primeiros a darem o exemplo pára o povo, a fim de não perderem sua autoridade para exortar todos aqueles que estavam em pecado.O Senhor então chama o profeta Samuel e o envia a falar contra Eli, dizendo que não poderia deixá-los impune. Punição para os filhos que blasfemaram e punição para Eli que permitiu, e se omitiu diante de uma questão tão séria para eles. A Bíblia ensina que uma das formas de pecar é através da omissão, se omitir é saber o que é certo e mesmo assim não fazer.
Quando o povo de Deus ou alguém do povo de Deus se omiti, o Senhor retira do meio deles a sua glória ou a sua presença.

II- A GLÓRIA DE DEUS SE AFASTA, QUANDO NOSSO CULTO ESTÁ MANCHADO PELO PECADO; 3.18
Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos.

Uma questão muito séria que pode afastar a glória de Deus do nosso meio, é quando cultuamos ao Senhor de qualquer maneira. O sacerdote Eli queria oferecer sacrifícios ao Senhor contaminados pelo pecado. Ele pensou que o pecados dos seus filhos não iria se constituir um problema de relacionamentp entre eles e Deus, nem tampouco atentou que seu ministério estava sendo colocado em xeque por conta de sua omissão. O Senhor disse que suas iniqüidades não seriam mais expiadas, nem com sacrifícios nem com ofertas, ou seja, nunca conseguiremos desviar a atenção do Senhor como se pudéssemos negociar com ele. Portanto, devemos rever nossas atitudes para que não sejamos omissos em relação ao pecado alheio.

III- A GLÓRIA DE DEUS SE AFASTA, QUANDO, NOS ESQUECEMOS DO NOSSO INIMIGO; 4.5
E sucedeu que, vindo a arca da aliança do Senhor ao arraial, todo o Israel gritou com grande júbilo, até que a terra estremeceu.

O Povo estava tão feliz com a Arca da Aliança, que se esqueceram que seu maior inimigo estava aguardando apenas uma oportunidade para vencê-los. Todas as vezes que o povo de Deus se descuida em relação ao seu inimigo, a derrota, a vergonha, e a perda são conseqüências inevitáveis. Em quanto Israel comemorava com gritos de alegria a volta da arca da aliança que estava em Silo, seu inimigo até temeu inicialmente mas, depois partiu para o combate e derrotou o povo de Deus.
Através desta derrota arca da aliança foi levada embora, e com ela a glória de Israel. ICABODE, foi-se a glória de Israel!

Conclusão: a Glória de Deus, é a maior bênção que o servo pode desfrutar, mais para isso nós precisamos nos lembrar desta triste experiência de um Sacerdote que não observou a Lei do Senhor e sofreu terríveis conseqüências. Ele e seus filhos foram punidos pelo Senhor por não atentarem para o modo digno de servi-lo. E nós,será que somos diferentes de Eli ou iguais, não cumprindo bem com aquilo que é de mais sagrado
para com o Senhor nosso Deus?

Nenhum comentário: